segunda-feira, 1 de agosto de 2016

RETOMADA DOS POSTS E RESTABELECIMENTO DA PÁGINA "ESCRITOS"


Peço desculpas aos prezados frequentadores deste blog pela prolongada interrupção de postagens. Espero retomá-las com maior regularidade a partir desta data (1º de agosto de 2016). Com relação à página "Escritos", pude, finalmente, restabelecer os links dos textos na Web por meio do aplicativo Google Drive, que substitui o anterior, permitindo a atualização dos meus escritos até junho/2016 e a visualização dos mesmos. Basta clicar sobre cada título na lista da página "Escritos".

Venho investindo cada vez mais na produção de textos de filosofia, sobretudo nos campos da ética e da filosofia política, em função dos cursos e seminários relacionados com minha participação no programa de pós-graduação do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no qual estou realizando o doutorado focado em pesquisa sobre "Trabalho humano, tecnociência e reconhecimento ético na filosofia de Henrique Cláudio de Lima Vaz". A pesquisa tenta resgatar o melhor de minha trajetória pessoal e profissional na perspectiva de construir uma nova síntese intelectual aberta à retomada intensiva da vida acadêmica como pesquisador e professor. É precisamente nessa direção que imagino a evolução deste blog e de outros instrumentos de interação com os interlocutores e amigos que vão cruzando as trilhas desse caminho.

A figura de meu dileto mestre e autor de referência, o Pe. Vaz,sj (1921-1982) tornou-se mais do que nunca a grande fonte de inspiração de vida pessoal e filosófica na fidelidade dinâmica e criativa aos princípios humanísticos cristãos que ele transmitiu magistralmente e que continuam alimentando o crescimento intelectual de tantas pessoas afeitas ao extraordinário legado filosófico de sua vasta obra. Esta é muito bem cultivada até hoje pela FAJE - Faculdade de Filosofia do Jesuítas, em Belo Horizonte, à qual Lima Vaz dedicou os melhores anos de sua vida na formação integral de tantos jovens para a construção de um mundo mais livre, justo e fraterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário